Fundada em 10 de dezembro de 1.963 por funcionários públicos municipais de Piracicaba, tinha como objetivo a representação do funcionalismo municipal em todas as suas esferas de atuação. Diante disso alguns servidores do município após terem buscado subsídios junto a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP, onde através do Sr. Nilson Soares tiveram seus anseios atendidos, e nesta mesma data, com a presença de 102 funcionários públicos do município de Piracicaba teve a aprovação de seu primeiro estatuto social e a sua consequente fundação pelos presentes, nascendo assim a Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba – AFPMP, sendo também aclamada por unanimidade sua primeira diretoria, tendo está o mandato provisório de 60 dias para fins de regularização da recém-criada instituição. Ficando a cargo do Prof. Elias Salum a presidência do primeiro mandato tendo como seu vice o Sr. Arnaldo Arzola Woltzenlogel.

Os primeiros trabalhos reivindicatórios da associação foram quanto aos vencimentos da categoria, as leis de previdência e assistência social dos municipais além de planos de saúde de uma maneira em geral, que eram reivindicados pela associação junto aos poder executivo, tendo também nessa época feito parte da administração da Caixa de Previdência da Prefeitura. Embora seu maior legado nessa época foi quanto a prestação de serviços médicos aos servidores, principalmente através de convênio firmado junto a Santa Casa de Misericórdia.

Em 13 de outubro de 1.967 com a criação do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba – IPASP, a Associação deixa de prestar assistência médica, hospitalar e dentária, bem como cessa sua responsabilidade sobre a Caixa de Previdência da Prefeitura que é transmitida a nova instituição. Restaram ainda porém sobre sua competência as iniciativas reivindicatórias de caráter administrativo dos funcionários junto ao executivo.

Com a promulgação da constituição de 1.988, cessa também o caráter representativo e reivindicatório da Associação perante o funcionalismo com a fundação do Sindicato dos Servidores Municipais, passando assim a gerir tão somente a parte de laser dos servidores. Atividade esta que teve início na década de setenta, com a aquisição do terreno onde hoje se encontra sua sede, começando a construção do clube que após vários anos de investimentos nas áreas de esporte, cultura e laser, tornou-se em um dos grandes representantes do setor clubístico da cidade de Piracicaba.